quarta-feira, 16 de junho de 2010

5 dicas para não falar mais do que deve

Falar menos pode ser prejudicial à carreira – os tímidos que o digam – mas, as pessoas que têm o problema inverso – falar em excesso – sabem que podem acabar prejudicando seu desempenho na empresa, e provocar consequências irreversíveis. Pensando nisso, a escritora de negócios Tamara Erickson, autora do livro Plugged In: The Generation Y Guide to Thriving at Work, colocou em um recente artigo seu, cinco situações em que devemos dar preferência ao silêncio:

Não faça explicações em excesso: Segundo ela, se explicar demais é um veneno, especialmente perigoso às equipes de venda. “Depois que o cliente já manifestou que vai comprar o produto, não perca tempo descrevendo mais um de seus itens ou benefícios.” Quando há excesso de informação, o cliente acaba ficando confuso e irritado. O mesmo pode ser levado em conta para o comportamento do profissional no escritório. É preciso ser sempre sucinto. Quando alguém perguntar no corredor “como vai você?”, não dê uma folha corrida de sua vida.
Evite as desculpas: Hoje em dia, o profissional deve estar sempre bem preparado, mas, como pode acontecer imprevisto com todo mundo, evite as desculpas nessa hora. Elas além de não contribuírem em nada para o seu desempenho, o deixarão sob uma luz desfavorável frente aos colegas. “Começar uma reunião avisando a todos que você não teve tempo de se preparar adequadamente soa a insolência, desrespeito e desleixo”, diz Tammy. Também gera animosidade. “Lembre-se que, provavelmente, o colega da cadeira ao lado ficou até as 2 da manhã se preparando para a reunião”.
Tome cuidado com as perguntas que fizer: Suas perguntas mostrarão – de modo cristalino e pungente – o seu desconhecimento de certo assunto e o seu consequente despreparo. Se você não domina um assunto, não tem como saber se a sua pergunta é inteligente ou não. É preciso sempre ter discrição e cautela. Para a autora uma coisa é certa: evite dar espetáculos de pretensa erudição sobre assuntos que não domine. É uma receita certa para o desastre.
Saiba usar piadas: As piadas em ambiente de trabalho são uma perigosa via de mão dupla. O bom humor, quando dosado, é uma excelente ferramenta para tornar o profissional benquisto, quebrar o gelo e desfazer hostilidades. Contudo, não arrisque muito e saiba usá-lo. Os engraçadinhos nem sempre são bem-vindos.
Não seja redundante: Falar o óbvio muitas vezes pode causar uma imagem negativa ao profissional. É o caso da enfermeira que, antes de dar a injeção, avisa que “a agulha está esterilizada”. Imagine um contador que avisa aos clientes de que não os está enganando. Foi uma situação assim, aliás, que inspirou Tammy a escrever sobre o bico calado. Durante um vôo, o comandante, depois de informar sobre a previsão de chegada para dali à uma hora, fez um acréscimo: “Não se preocupem, temos combustível para chegar”. Felizmente, o aviso passou despercebido à maioria, mas não foi exatamente tranquilizador.

É sempre importante nos reavaliarmos dentro de nossa vida profissional. Devemos sempre ter foco em melhoria contínua e estarmos dispostos a abrir mão de comportamentos antigos que poderiam acabar prejudicando nossa carreira. Por isso, fique atento aos sinais que o ambiente em que vive e que trabalha lhe fornece, bem como, a atitude de seus colegas de trabalho, comentários e feedbacks que possam vir a fazer. Assim, fica muito mais fácil de saber onde está errando para assim, poder evoluir profissionalmente e melhorar o seu desempenho. Pode ter certeza que desse modo, boas oportunidades na carreira não lhe faltarão!

Fonte: Sucesso News www.sucessonews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário